As vantagens da drenagem do solo na Agricultura
Quando os solos têm excesso de água, acumulando-a por qualquer motivo natural ou artificial, é recomendado proceder com sua drenagem, para que ganhe maior e melhor resistência, aeração e estruturação.
Com isso, controla-se igualmente a elevação do lençol freático, assim como se contribui para evitar a salinização. Contudo, apesar dos benefícios da drenagem artificial dos solos, é necessário também avaliar o impacto ambiental.
De forma rápida, podemos enumerar algumas das principais vantagens da drenagem dos solos, principalmente do ponto de vista agrícola.
- Saneamento das áreas inundadas;
- Recuperação de solos alcalinos ou salinos;
- Controle da salinidade;
- Aumento da produtividade agrícola do terreno e;
- Incorporação de novas áreas agricultáveis, ou seja, a transformação de brejos e pântanos e outras zonas úmidas em áreas de produção agrícola.
Assim, a drenagem é um processo fundamental na agricultura, que os empresários do setor primário não devem nem podem descuidar. Quando a drenagem natural dos seus terrenos não funciona, seja pelo excesso de chuva seja pela pouca porosidade do terreno, é necessário recorrer à drenagem artificial. E esta pode ser através de vários métodos.
Uma das soluções mais eficazes e cada vez mais procurada e implementada na agricultura é a utilização do geotêxtil e do tubo dreno corrugado de pead para fazer o sistema drenante. Esta técnica é utilizada tanto em obras de grande porte como de pequenas dimensões e consiste em utilizar um sistema drenante constituído pela manta geotêxtil, que funciona como elemento filtrante das águas, e o tubo dreno, que serve para conduzir a água em excesso para o exterior.
A NTC Brasil é especializada no comércio de soluções de drenagem. Para maiores informações, entre em contato por AQUI.