Como é feita a drenagem das rodovias no Brasil e no mundo
Uso da manta geotêxtil em sua função de filtração e drenagem
A malha rodoviária é o coração da nossa economia, o caminho que uni nossa sociedade. Porém, milhões de quilômetros de pavimento, que fazem o transporte possível, estão constantemente sob ataque. Buracos, rachaduras e trincas ameaçam a eficiência do transporte rodoviário.
Dois dos principais fatores que geram esses problemas são:
- Oxidação
- Chuva
A oxidação faz com que o pavimento perca os elementos que o fazem flexível, deixando-o mais propenso a rachaduras e trincas sob pressão. Esse fator pode ser acelerado pelo clima tropical brasileiro.
As águas das chuvas, quando não drenadas rapidamente, enfraquecem a capacidade de suporte do pavimento devido as infiltrações no solo.
Para solucionar esse segundo problema, é mundialmente utilizado na engenharia, a drenagem subterrânea.
A drenagem subterrânea controla as aguas de percolação no solo provenientes do lençol freático formado pelas águas subterrâneas e de infiltração.
O caso mais comum de drenagem subterrânea é por meio de drenos longitudinais profundos (DLP).
Os DLP’s fazem a drenagem subterrânea, por meio do uso da manta geotêxtil em conjunto com o tubo dreno e a brita, conforme o vídeo a seguir ilustra:
Em seu processo de filtração, a manta geotêxtil permite a rápida passagem da água, devido a permeabilidade do material e faz a retenção dos grânulos de forma eficaz, evitando que as perfurações do tubo dreno sejam obstruídas.