Entendendo o Concreto Projetado

Bruno Nunes
Postado por Bruno Azevedo Nunes
Categorias Construção Leve
Data 11-08-2015

Desde o início do século se usa o concreto projetado no mundo. No Brasil a técnica passou a ser utilizada a partir da década de 60.

A técnica do concreto projetado consiste em lançar, “projetar” ou “jatar” o concreto através de mangueiras especiais com uso de ar comprimido.

Concreto Projetado

Detalhadamente, o sistema consiste num processo contínuo de projeção de concreto ou argamassa sob pressão ( ar comprimido ) que, por meio de um mangote é conduzido de um equipamento de mistura até um bico projetor e lançado com grande velocidade sobre a base. O impacto do material sobre a base promove a sua compactação, sem a necessidade dos tradicionais vibradores, resultando em um concreto de alta compacidade e resistência.

Devido as características próprias, é utilizado em inúmeras aplicações, como as que requerem o uso de formas especiais ou também em locais de difícil acesso que dificultam e encarecem o serviço. É também o mais indicado para realização de concretagens urgentes em socorro de estruturas acidentadas.

Existem dois método de emprego do concreto projetado

Por Via Seca: neste processo é feita uma mistura a seco de cimento e agregados. No bico projetor existe uma entrada de água que é controlada pelo operador. O concreto seco é conduzido sob pressão até o bico onde recebe então a água e os aditivos aceleradores de pega para reduzir o índice de reflexão (quantidade de concreto que não adere a superfície).

As vantagens desse processo é que o operador pode controlar a consistência da mistura no bico projetor durante a aplicação e pode-se utilizar mangote com maior extensão, para um menor consumo de cimento, boa aderência e melhor compactação. Por outro lado, como ponto negativo, o controle da quantidade de água feito pelo mangoteiro pode provocar uma grande variabilidade na mistura, maior reflexão e consumo de ar (utilização de compressores) e maior geração de poeira.

Nos últimos anos têm-se adotado um procedimento que facilitou muito a projeção por via seca, que consiste no pré umedecimento da mistura durante o trajeto até o bico de projeção, o mangote é seccionado a mais ou menos cinco metros  antes do bico onde  é  conectado  um dispositivo  que permite  a  injeção  da água. Este pré umedecimento facilita a aplicação, inclusive diminuindo a quantidade de pó gerado na operação, reduzindo também a reflexão, característica dos concretos projetados, onde a mistura ao ser lançada sob pressão, provoca o ricochete (partículas maiores que bate na superfície e voltam).

Concreto Projetado

Por Via Úmida: neste processo o concreto é preparado de forma comum, misturando-se na câmara própria, cimento, agregados, água e aditivos, sendo essa mistura lançada pelo mangote até o bico projetor.

Concreto Projetado

Concreto Projetado

Esse processo tem a vantagem de poder avaliar precisamente a quantidade de água na mistura, e garantir que esta hidratou adequadamente o cimento, resultando na certeza da resistência final do concreto. Além disso esse processo dá menos perdas com a reflexão do material e produz menor quantidade de pó durante a aplicação.

Antes da aplicação do concreto projetado a superfície que servirá de base deve ser devidamente preparada, retirando-se eventuais concentrações de bolor, óleos e graxas, material solto e poeira, após a preparação faz-se a umectação da superfície. Depois de umedecida projeta-se uma argamassa de cimento, areia e água, formando uma camada de pequena espessura, a fim de formar um berço sobre o qual se possa projetar a mistura com agregado graúdo e baixo teor de água, sem o perigo de que se produza reflexão excessiva. Em seguida aplicam-se camadas de concreto de 50 mm cada, com intervalo entre elas de 6 a 12 horas, de acordo com o tipo de cimento e dos aditivos empregados. A cura é imprescindível para se obter um concreto sem fissuras e de boa resistência, devendo-se empregar água ou agente de cura, aplicados sobre a última camada durante, no mínimo, 7 dias.

O processo de projeção via úmida permite um melhor controle do fator água/cimento, que resulta uma maior uniformidade tanto do produto como no acabamento da superfície tratada. Há um menor ricochete de agregados, menor consumo de ar, melhor conservação do equipamento, mangotes e bicos , assim como apresenta uma maior relação de água/cimento para um mesmo consumo.

Tanto um processo como no outro, o operador mangoteiro é fundamental para garantir a qualidade do processo e do produto final acabado.
Um aspecto de grande importância e considerado um inconveniente no concreto projetado é a reflexão do material, principalmente do agregado graúdo, uma vez que é lançado com grande velocidade sobre o anteparo. A quantidade de reflexão depende de muitos fatores, tais como a hidratação da mistura, a relação água/cimento/agregado, a granulometria dos agregados, a velocidade de saída do bico projetor, a vazão do material, o ângulo da superfície de base, a espessura aplicada e a destreza do mangoteiro ou operador de projeção.

Campos de Aplicação

O concreto projetado é mais indicado para locais especiais como superfícies irregulares, aplicações no bordo inferior de lajes, revestimento de túneis, paredes de contenção, canais, galerias, monumentos, piscinas, vigas, pilares e paredes de concreto armado.

Concreto Projetado

A principal e maior aplicação no entanto é na abertura de túneis, principalmente pelo processo NATM (Novo Método Austríaco de Túneis). A consolidação do teto côncavo na frente da escavação é conseguida com aplicação sucessivas de concreto projetado, a capacidade de lançamento determina o ritmo das escavações. O grande problema no lançamento em túneis é a geração de pó. Existem braços hidráulicos robotizados para controlar o lançamento de volumes maiores e operações em condições insalubres.

Concreto Projetado

Concreto Projetado

Na construção de grandes barragens, após escavação e limpeza da rocha, o leito e encostas são tratados com concreto projetado, por apresentar boa aderência e preencher bem as cavidades, antes do lançamento do concreto convencional.

Fontes

http://www.concrebras.com.br/concreto-projetado.html
http://www.silicon.ind.br/wp-content/themes/silicon/estudos/concreto_projetado.pdf
http://www.engemix.com.br/projetado.html
http://dicasdedecoracoes.com/concreto-projetado-via-seca/
http://rudders.com.br/web/noticiaDetalhe.php?noticia_id=29
https://www.youtube.com/watch?v=P3a4ZMPBPTc

(19) 98361-0058
Faça um orçamento!
WhatsApp